EUA: A NAÇÃO QUE MAIS SE APROXIMOU DO LIBERTARIANISMO NO MUNDO.

Hoje vamos falar sobre a maior potência mundial, e que está há mais tempo nessa situação: Os Estados Unidos da América do Norte.

Porque os EUA estão nessa posição privilegiada há muito tempo e ainda permanecem? Embora eu acredite que mesmo diante desse momento cruel e truculento, não creio que irão perder essa posição, mesmo com todas as ameaças até mesmo do próprio status quo americano.

Mas enfim, vamos lá; Os EUA chegaram a essa posição não foi por acaso, assim como as coisas no mundo não são por acaso. Chegaram nessa situação exatamente por dar prioridade a algumas coisas básicas para nossa prosperidade: Propriedade Privada e Liberdade, desde sempre a sua luta, a sua independência, muitos dos heróis americanos como George Washington e Thomas Jefferson sempre deram prioridade a liberdade, sendo assim ao seu princípio de independência, fizeram a melhor e mais enxuta constituição do mundo, que serviu de inspiração para outras nações, porém sempre com uma maquiada, eles entenderam que se quisesse uma nação forte, com um povo forte e instituições estáveis, a priori teria de ser exatamente essa; propriedade privada e liberdade individual.

Ok, mas porque os EUA não chegaram a ser totalmente libertários? Exatamente por ainda manter um estado, mesmo que mínimo, ou seja, uma nação minarquista, mas que deu muito certo. Apesar que o minarquismo (liberalismo clássico), é praticamente o embrião do libertarianismo.

Quando os participantes do estado perceberam que o povo americano tinha uma perspectiva empreendedora, decidiram então dar mais ênfase a liberdade e enfim não demorou muito tempo a colherem os frutos da prosperidade; a nação líder mundial em multinacionais, em tecnologia e até mesmo na parte agrícola, já que até nisso é uma nação privilegiada desses recursos.

Foi muito bom para eles e para o mundo, porém a partir daí o próprio status quo americano começou a sabotar, pelo fato de obter muito acúmulo de capital e ter um povo muito forte, começaram a querer interferir em várias nações, e talvez isso tenha começado a manchar a imagem dos EUA.

Mas até hoje continuam na liderança de potência mundial, e sendo o símbolo da liberdade, isso que contribuiu aos EUA a chegarem nesse patamar, e não como muitos analfabetos e desonestos intelectuais insistem em repetir feito imbecis: que só chegaram lá por fazerem terrorismo financeiro ou “imperialismo”.

Não há nada disso, e sim dar prioridade aos princípios básicos de prosperidade humana. É lamentável ver gente se deixar enganar e levar por discursos tão toscos e fáceis de serem refutados.

Os EUA não são conhecidos como a terra da liberdade e prosperidade do nada, mas sim com muito trabalho, inteligência, esforço, visão e liberdade.

Espero que entendam esse pequeno resumo sobre os EUA e entenderem o porquê são a maior potência da história.

Não é por sorte, ou porque Deus é norte-americano, ou porque teve herança britânica, mas sim porque sempre foi uma nação que além da liberdade, também sempre priorizou o esforço. E também porque é a nação que mais se aproxima do libertarianismo no mundo.

#fredjonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *