Sobre governos

Com mais guerras ideológicas. A preocupação do Governo atual é de apenas se reeleger. Dois anos de puro populismo e discursos radicais nada convincente, o tempo todo inteiro transparecendo um descaso com as pautas econômicas e o reajuste fiscal. Assim, se movimentou a gestão de Bolsonaro nesses dois anos.

Paulo Guedes disse sobre o risco do Brasil virar uma Venezuela, não foi só uma possível volta de Lula que favorece esse cenário. A má gestão e ultra populismo desse senhor, Jair Bolsonaro, abriu um enorme espaço para esse possibilidade. E aquela velha retórica se correr o bixo pega e se ficar o bixo come. Se Lula ganhar estoquem comida e se Bolsonaro ganhar não esperem perspectiva alguma positiva sobre a econômia. Com enorme perda de espaço com órgãos bilaterais, visão no exterior mais mal vista da história. Ainda esperam manutenção do mercado de trabalho e melhora a longo prazo, eu acho que não.

Com dois populistas em uma possível corrida eleitoral o cenário é pior do que se imaginava. É o respaldo perfeito para o presidente largar a agenda Liberal e ficar na mesma retórica que se elegeu, “Mais e o PT”, “Lula ta livre”, “Quem deixou o país assim”. O risco futuro aumentando, o câmbio quase estourando $6,00, o real se deteriorando de maneira incontrolável. As incertezas com o nosso país ainda se tornou maiores. Não da pra saber se o presidente manterá o pacto com a agenda liberal, e Lula, qual será seu planejamento econômico em uma possível candidatura.

Para os apoiadores do presidente e crítico ao mercado. Não haverá novos empregos sem uma manutenção do Estado. Não terá renovação expressiva de concurso com as contas no vermelho e para os desenvolvimentista que adoram subsídio, não haverá incentivo se o fiscal não estiver em dia. Resumindo, não tem pra onde correr. O momento é tao ruim, e não é possível reverter quem é o menos pior.

#wadathanfelipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *