Locomotiva

Você já deve ter ouvido falar do apelido “Locomotiva do Brasil” que muitos ainda usam quando se referem ao estado de São Paulo. O apelido se dá pelo fato do estado ter uma agricultura muito diversificada e ainda ter a maior parte da indústria e tecnologia do país concentrada aqui, mesmo que ainda seja baixa. Um setor de serviços também bastante diversificado já seria o suficiente para responder a pergunta.

O Estado de São Paulo produz sozinho 40% do PIB brasileiro e isso coloca São Paulo entre as 20 maiores economias do planeta. Seria uma nação muito à frente do próprio Brasil se fosse independente, pois também estaria entre os 25 maiores IDHs do planeta, o que também não é de se desprezar.

São Paulo também pode ser chamado de “carregador de piano” por todo ano ter que arcar, sozinho, com a carga tributária de 10 estados brasileiros fora ele, pois vivemos em uma nação que, além de ter um estado e burocracia enormes que vivem às custas de muitos impostos e taxas, o federalismo é totalmente diferente do federalismo americano, onde os estados respondem por si mesmos, antes de responder pela nação federal, por exemplo.

Qual seria a exata solução para resolver isso? Ou mudança no federalismo ou então um separatismo, pois aí, quem sabe, São Paulo poderia ser melhor visto sendo independente e, até mesmo, alcançar o TOP 10, da noite para o dia.

São Paulo, nossa nação

#fredjonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *