Progressismo: a normalização da intolerância

Nos últimos anos temos visto grupos progressistas organizados crescerem exponencialmente e tomarem os principais noticiários com suas manifestações, muitas vezes violentas. Tais grupos têm ganhado não somente as ruas e manchetes, mas também estão oficializando seus discursos por meio do estado, transformando tais discursos em verdadeiras regras. Cabe aos movimentos defensores das liberdades individuais conterem essa aberração social que se alastra pelo mundo.

Black Lives Matter, Sleeping Giants e tantos outros autodenominados “coletivos” têm usado dinheiro e também a força para impor seu pensamento na sociedade. Esse trabalho iniciou lento, gradual e sorrateiro. Com táticas típicas do socialismo fabiano, o progressismo tem penetrado escolas, universidades, meio artístico e a política no intuito de criar um novo padrão moral na sociedade contemporânea. Uma vez que uma grande parte da sociedade já está habituada com o novo código moral progressista, criar leis que reprimem comportamentos e pensamentos contrários ao movimento torna-se quase natural.

Há não muito tempo, o professor canadense e psicólogo, Jordan Peterson cravou uma brava luta contra estes movimentos. No caso, estava em pauta naquele país a oficialização do uso de pronomes neutros para indivíduos que expressavam seu gênero fora dos padrões sociais. Peterson foi a público denunciar tal projeto como autoritário. O psicólogo disse que até poderia chamar, por cordialidade, uma pessoa pelo pronome que ela desejasse, mas ninguém poderia obrigá-lo a realizar tal ato. A partir daí iniciou-se uma caçada de movimentos LGBTQIA + pelo professor universitário com grande anuência da mídia de esquerda mundial. Para a sorte de Peterson, ele não estava sozinho nesta luta. A nova fama atingiu também movimentos defensores das liberdades individuais (como o libertário) e o professor de psicologia passou também a ser ovacionado como defensor da individualidade.

É necessário entender que o progressismo por si é um movimento opressor. O objetivo dos grupos progressistas é criar uma cartilha de pensamento e, por consequência, comportamentos que tornam o indivíduo um animal domesticado pelo coletivo. Podemos analisar essa singularidade da pessoa humana de forma bastante objetiva. Por um lado existe a linha Hoppeana de que uma exposição livre do seu pensamento (a argumentação) só se faz reconhecendo sua autopropriedade e liberdade plena sobre ela. Nossos pensamentos e opiniões de fato são construídos por diversas influências externas, mas somos nós que chegamos àquelas conclusões por final. Não faz sentido assumir uma forma de pensamento ou discurso do qual não se concorda completamente apenas por aceitação social. Discursar sobre algo que você não acredita é permitir que outros digam o que é melhor para você mesmo, é delegar a tutela plena do seu ser a terceiros que não te conhecem tão bem como você.

Além disso, podemos ressaltar também o fato de que o ser humano age baseado no autointeresse. Nós estamos, invariavelmente, buscando sempre a obtenção da máxima felicidade da forma que mais nos convém. Esse tipo de decisão só pode ser legitimamente tomada de forma racional e individual. Cada indivíduo possui definições e metas de bem-estar diferentes. É tolice acreditar que, de forma coletiva, entraremos numa espécie de sintonia de felicidade constante. Além do que, o progressismo baseia-se em grandes restrições de comportamento. Irão dizer que você não pode adotar determinado discurso ou vestir alguma roupa ou mesmo usar um certo corte de cabelo. Valendo-se de argumentos altamente subjetivos, irão acusá-lo de branco opressor, machista, apropriador cultural e tantos outros adjetivos cuja semântica é tão vaga que permite serem usados em qualquer situação.

É característica típica do ser humano a pluralidade. Existimos em diversas raças, sexos, gêneros, culturas e, logicamente, pensamentos. Somos essencialmente diferentes e nos enriquece pensarmos de formas distintas. A pluralidade humana se choca com frequência e produz novidades e tolerância de forma natural. Abrir mão da própria singularidade é abrir mão da riqueza humana. Um pequeno grupo opressor não pode ditar o comportamento de diversos indivíduos. Precisamos defender constantemente a nossa liberdade de pensamento e expressão, mesmo que estes desagradem uma grande maioria. O custo de acatar uma normatização violenta para evitar conflitos ideológicos tende a ser muito alto. Um verdadeiro defensor da liberdade não abre mão de si e luta até a última gota do próprio sangue pelo direito de ser ele mesmo.

#FAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *