Postagem

2012 Dez 5

Liderança nos lucros mais uma vez revela necessidade de descartelização dos bancos brasileiros

Liderança nos lucros mais uma vez revela necessidade de descartelização dos bancos brasileiros

Bancos, ajudados pelas diversas barreiras à entrada de concorrentes e protegidos pelo Banco Central de qualquer risco de operação, mais uma vez lideram os lucros no Brasil.


Embora menores em comparação ao mesmo período de 2011, os lucros do setor bancário brasileiro lideram na comparação com outras áreas da economia.

Até mesmo em comparação com o setor de petróleo e gás nacional, que está sob um monopólio de facto da Petrobras, embora o monopólio da distribuição já tenha sido quebrado, os bancos ganham – com rendimentos de R$ 11,297 bi contra R$ 5,35 bi.

Esses rendimentos altos se explicam pelo cartel protegido pelas milhares de regulamentações do setor, que impedem a entrada de novos players no mercado, além da política monetária de expansão do crédito patrocinada pelo Banco Central brasileiro.

Tais medidas garantem que os bancos podem operar com margens de lucro muito altas e com riscos baixíssimos para seus negócios.

O Libertários, evidentemente, se opõe a quaisquer medidas que mantenham essa situação de vulnerabilidade dos brasileiros em relação aos bancos. Para nós, os indivíduos devem poder abrir bancos e quaisquer outras empresas pacíficas que desejarem, além de poderem adotar moedas e emprestarem capital livremente.

Para tornar isso uma realidade, nós precisamos do seu apoio. Envolva-se.

Por Erick Vasconcelos