Postagem

2013 Jan 15

Publicada lei que pretende empurrar preços da energia para baixo

Publicada lei que pretende empurrar preços da energia para baixo

A lei permite ao governo prorrogar, por até 30 anos, concessões de geração, transmissão e distribuição de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca, esses concessionários tiveram que aceitar receber, já a partir de 2013, uma remuneração até 70% inferior pelo serviço prestado.


Foi publicada a lei com a qual o governo pretende abaixar as tarifas de energia. A presidente Dilma Rousseff pretende, com a medida, fazer com que as contas de luz sejam barateadas em mais de 20%.

Trata-se de mais uma medida demagógica do governo do PT. No momento, o país, que beira uma crise energética, com reservatórios de hidrelétricas vazios, a presidente edita uma medida que visa empurrar os preços para baixo e, assim, estimular o consumo.

Pelo contrário, os preços, mais do que nunca, deveriam flutuar para refletir a oferta de energia e a demanda por ela. Se os preços pudessem subir, as pessoas teriam que racionar o uso de energia elétrica e gastar menos, não prejudicando o abastecimento continuado no futuro.

Porém, como se colocam as intenções do governo brasileiro, ele pretende sacrificar a capacidade de fornecimento energético do país no futuro em prol do presente.

Essa não é uma medida prudente e é algo contra que o Liber sempre lutará.

Filie-se!

Por Erick Vasconcelos