Postagem

2013 Jan 28

Tragédia em Santa Maria

Tragédia em Santa Maria

Mensagem de solidariedade do Liber às vítimas do incêndio de Santa Maria.


Na madrugada deste domingo (27), mais de 200 pessoas perderam a vida num incêndio em uma boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Liber se solidariza com as vítimas dessa tragédia e seus familiares.

Embora saibamos a dor que as famílias enfrentam neste momento, a discussão sobre as causas desta tragédia se faz necessária e as formas de como evitar que algo do tipo volte a acontecer.

Podemos esperar que o debate se coloque em torno de propostas para novas regulamentações das boates. Porém, o aparato regulatório se mostrou absolutamente incapaz de lidar com esta tragédia. Portanto, o correto não é perguntarmos se uma regulamentação foi ou não cumprida, mas se é possível que todas as regulamentações sejam acatadas. Nos parece claro que novas regulamentações são uma forma ilusória de lidar com esses problemas, quando não podemos nem mesmo garantir que o estado vá fiscalizá-las – além de abrirmos caminho para mais corrupção e concentração de poderes no governo.

Além disso, defendemos também a perseguição criminal e civil dos responsáveis pela boate Kiss, que por ação ou omissão causaram as mortes em Santa Maria. As famílias das vítimas devem ser indenizadas e os responsáveis devem responder pelas vidas perdidas.

Finalmente, devemos também lembrar que não devemos esperar que o governo sempre nos salve de uma situação difícil. Enquanto indivíduos, devemos fazer o máximo para auxiliar as vítimas e, assim, incentivamos quaisquer iniciativas individuais ou coletivas que busquem amenizar o sofrimento das famílias atingidas.