Postagem

2013 Fev 19

Libertários apoiam a dissidente cubana Yoani Sánchez

Libertários apoiam a dissidente cubana Yoani Sánchez

Nota de apoio a Yoani Sánchez


Desde ontem (18), a blogueira oposicionista de Cuba Yoani Sánchez se encontra no Brasil, depois de mais de 20 tentativas junto às autoridades cubanas de sair do país. Logo que chegou ao aeroporto do Recife, Yoani foi hostilizada por diversos integrantes de movimentos de esquerda.

A autora do blog Geração Y é acusada de fazer oposição sistemática ao governo cubano custeada pelo serviço secreto americano. Não há provas dessa alegação. Porém, mesmo que déssemos crédito a esse rumor, não podemos flexibilizar nossa defesa da liberdade de expressão. Estando a soldo de quem esteja, agradando ou desagradando seja quem for, Yoani Sánchez tem o direito moral de livre expressão e livre pensamento, como defendido pelos libertários.

Infelizmente, os movimentos de esquerda frequentemente colocam outros princípios acima da defesa das liberdades básicas – aquelas de que o povo cubano não desfruta.

Assim, o partido Libertários, por meio desta nota, vem demonstrar apoio à liberdade de Yoani Sánchez e suporte ao livre trânsito da ativista pelos países que ela desejar visitar, além do apoio ao seu retorno seguro a Cuba, se ela assim desejar.

Ao ser perguntada sobre as manifestações contra sua presença no Brasil, Yoani retorquiu que só gostaria que as pessoas pudessem se manifestar da mesma forma em Cuba.

Uma resposta digna para uma campeã da liberdade. Receba dinheiro de quem receber.

Apoie o Liber!

Por Erick Vasconcelos