Postagem

2013 Fev 20

Por que os libertários apoiam Yoani Sánchez?

Nós, libertários, somos defensores radicais da liberdade de expressão. Não fazemos concessões quanto a esse princípio.

A liberdade de expressão e pensamento é um dos pilares do pensamento liberal desde o Iluminismo, com as cartas publicadas por John Locke e Voltaire, e os libertários atuais herdaram dessa tradição sua defesa irredutível do direito de as pessoas dizerem e publicarem tudo aquilo que pensam.

Yoani Sánchez, por seu ativismo em oposição ao governo cubano, tem sido alvo de ataques covardes não apenas por parte da própria ditadura dos Castro, mas também de seus simpatizantes, que existem em grande número pelo Brasil.

Os ataques a Yoani Sánchez se centram numa suposta origem escusa do financiamento. Alega-se que ela receba dinheiro do serviço secreto americano e de outras “potências estrangeiras”.
Isso tudo não passa de uma cortina de fumaça para esconder o óbvio: querem negar a uma pessoa o direito de criticar um regime político.

Pior: querem negar a Yoani o direito de criticar um regime político ditatorial e obviamente tirânico!

Seus adversários podem tergiversar o dia inteiro sobre sua suposta fonte de financiamentos, mas o fato é que Yoani Sánchez, além de já ter sido vítima direta da ditadura castrista, também tem o direito moral de criticar qualquer governo, inclusive o do país em que vive.

Nós, libertários, sabemos disso e não abrimos mão da liberdade de expressão em hipótese alguma. Não colocamos condições para a liberdade de expressão. Não aprovamos somente o discurso que concorde com nossos valores.

Nós defendemos a liberdade de expressão sempre.

E você?

Compareça na manifestação organizada pelo Liber em SP, informações abaixo: