CAPITALISMO

Vamos falar um pouco sobre o capitalismo, o sistema que mesmo não sendo perfeito foi o que mais se adequou e melhorou o mundo em que vivemos.

Mas o que é o capitalismo?

Capitalismo é antes de qualquer coisa, troca voluntária entre as partes que uma satisfaz a outra, seja com bens ou serviços.

E isso mudou e melhorou muito nossas vidas? Com certeza, pois sempre tivemos e temos variadas necessidades e isso sempre dá a possibilidade de crescermos, porque além de oportunidades de satisfazer as mais variadas necessidades, também sempre cresce a oferta e demanda, que inclusive faz parte do capitalismo, fora as grandes tecnologias e esforços cada vez maiores para a qualidade de vida.

Mas então, porque o capitalismo é tão mal visto assim por uma parcela da sociedade, principalmente os socialistas?

A principal alegação é que o capitalismo gera muita desigualdade, não é um sistema justo, não enxerga méritos, etc….

Quando na verdade uma das coisas que o capitalismo mais venera é o mérito, de fato se você trabalha e cria mais coisas é fato mais do que consumado que você obterá mais dinheiro ou até mesmo riqueza. Quanto ao campo de desigualdade é tão óbvio que qualquer sociedade no mundo há desigualdade, pois os campos de trabalho e de profissões não são iguais e não teria como ter igualdade, senão aí é que teríamos mais injustiça, enquanto que em uma sociedade mais capitalista praticamente a maioria prospera e tem qualidade e condições de vida muito melhor que as demais.

O capitalismo melhorou muito as condições de vida do ser humano e até mesmo dos animais, pois além de acúmulo de capital, ainda distribuiu tecnologias e modificou estruturas em todas as áreas.

O capitalismo só é mal-visto por uma parcela da sociedade, somente da boca pra fora, mas no fundo ama ele.

E porque hoje em dia o “capitalismo de mercado”, que é o capitalismo de livre mercado, vem perdendo espaço justamente para o “capitalismo de estado”?

Por que propriamente o estado percebeu que o capitalismo deu certo e se adequou ao mundo e resolveu se impor em cima dele justamente para se manter no poder: status quo.

Qual a principal diferença entre ambos: No capitalismo de livre mercado, há pouca ou nenhuma intervenção estatal, o responsável por resultados econômicos é justamente o mercado, ou seja, empresas, serviços e pessoas, enquanto que no capitalismo de estado, há intervenção ou muita intervenção do estado na economia.

Mas e aí, qual deles é o que mais gera riqueza e prosperidade? Óbvio que é no capitalismo de mercado, onde quem responde pelos resultados são justamente as partes interessadas e não o estado, e também no caso não reprime a liberdade de ambos, coisa que não vemos no capitalismo de estado.

O capitalismo em si ele gera prosperidade porque respeita a liberdade de ambos os lados, respeita o mérito e o esforço e é por isso também que é tão mal visto por alguns. Infelizmente nem todas as pessoas se esforçam ou desconhecem o sentido da palavra esforço e mérito e não fazem ou criam nada, mas querem exigir o máximo e o melhor possível. E o que mais preocupa é ver que aumenta cada vez mais o número de pessoas com esse tipo de pensamento.

#fredjonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *