Libertarianismo: mais que um movimento; um sentimento

Você já teve aquela sensação de que nosso país nunca melhora? Já percebeu que no final das contas o governo parece ser sempre nosso maior inimigo? Desanima quando fica sabendo que um serviço só é oferecido pelo governo? Então preciso te contar um segredo: muito provavelmente você já é um libertário e não sabe ainda.

Os termos “Libertário” ou “Libertarianismo” surgem ainda no século XVIII, muito antes de Murray Rothbard os teorizar como uma vertente sócio-política específica. O Libertarianismo, como ainda é muito usado nos Estados Unidos, remete a um sentimento de desconfiança e descrença no estado. Justamente por isso vemos muitos americanos se posicionando como conservador libertário ou republicano libertário. Tal sentimento já é tão arraigado naquela cultura que até libertários de esquerda por lá existem (sim, um tanto paradoxal, mas existem).

No Brasil, o libertarianismo já chegou mais estruturado. Após ser teorizado como uma ideologia específica, majoritariamente por Rothbard, o movimento libertário pousou nas terras tupiniquins encorpado numa forma quase indissociável ao anarcocapitalismo. Para nós brasileiros ser libertário é quase sinônimo de rejeição completa do estado e suas ações.

O LIBER (Partido Libertários), no entanto, enquanto projeto de partido político fiel às raízes libertárias, abraça conservadores e liberais condizentes aos seus princípios ideológicos clássicos e que também repudiam diversas ações estatais de forma consistente. Nosso projeto em sua essência é assumidamente anarcocapitalista, mas entende que outras ideologias que valorizam o indivíduo e ações voluntárias (não coercitivas, como ocorre no livre mercado) podem auxiliar nessa luta contra os abusos do governo.

Não entregue sua liberdade nas mãos de terceiros nem abra mão de administrar sua própria vida com seus próprios recursos e princípios. Alimente o sentimento libertário em você, suspeitando sempre do estado, para não viver sob as regras dos outros.

#FAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *