Queda da globo

A queda da TV Globo é uma aula de como o corporativismo funciona.

Bastaram alguns cortes de dinheiro público, uma regulaçãozinha revogada aqui e outra ali e a emissora deixou de ser lucrativa. 

Ou seja, o serviço real que a Globo oferecia não era demandado pela população ou, se era, havia um desperdício enorme de recursos. 

Agora é só imaginar essa mesma situação em todos os setores da economia, em cada município, estado e região. O positivismo permite que empresas estabeleçam uma relação de cumplicidade com o governo e “encomendem” leis que sirvam para restringir a competição e angariar privilégios de todas as formas possíveis. 

Em vez de buscar atender os consumidores da melhor maneira possível visando o lucro, o que é muito difícil e custoso, as empresas cortam caminho e ganham mercado por meio de leis espúrias. O resultado disso é a concentração de renda, menos empregos, serviços caros e ruins e o menor padrão de vida. 

Em um livre-mercado os recursos seriam direcionados da melhor maneira possível, com muito menos erros, de forma que atendam as necessidades mais urgentes primeiro.

#joaozuan

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