O poder compulsório sobre a educação

Uma moderna afirmação que, na verdade, deveria ser um questionamento, é a de que o estado deve financiar e obrigar o indivíduo a frequentar o ensino público educacional; então, vamos abordar os problemas deste argumento. Em primeiro lugar, temos a violação do direito mais básico do ser humano, que é a liberdade de escolha. Ao indivíduo, deveria ser permitido o direito de optar, pois apenas a ele e/ou aos seus responsáveis cabe a decisão de como será a forma de aprendizado a ser seguido. Em segundo lugar, o pagador de impostos é obrigado a financiar uma grande fraude. Mas, por quais razões este abuso seria uma grande fraude?

Vamos fazer uma análise daqueles que têm os seus direitos violados. O primeiro é o indivíduo que é obrigado a ficar durante onze anos da sua vida, “aprendendo” (simulando, muitas das vezes) instruções que ele não entende o motivo de estar sendo ensinado e, para piorar, no final desse ciclo, ele, com muita sorte, será um autômato, pois irá apenas repetir o que viu, sem saber a funcionalidade prática daquilo que deveria ter sido ensinado a ele. O segundo tipo de indivíduo violado é o pagador de impostos, pois ele não ganhará nada financiando esse abuso estatal, pelo contrário, o fruto do seu suor irá perpetuar um ciclo de ignorância.

Então qual é a solução? Vejo apenas uma, a privatização da educação. Pode parecer, em um primeiro momento, algo assustador, mas a premissa mais básica da economia, que é a lei da oferta  e demanda, garantirá que em um mercado livre da influência do estado, em pouco tempo, a qualidade e o valor da educação serão melhores do que que são atualmente, o estado não será mais o detentor dos direitos de educação e também não ditará mais o que deve ou não deve ser ensinado. Criando concorrência, será entregue sempre o produto de melhor qualidade para o consumidor final. Além de encerrar com essa violência ao direito de liberdade do indivíduo, no final do processo obteremos uma  pessoa que consiga entender que pode aprender e se movimentar sem o encosto chamado andador estatista. 

#liberdadeanarquica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *